Download Free Templates http://bigtheme.net/ Websites Templates

Blog Aikido Nova Era

UKEMI POR SUGA TOSHIHIRO

Ukemi é uma palavra japonesa composta de duas palavras, uke de ukeru (receber) e mi do corpo. No Aikido, ukemi significa o rolamento de quem recebe a técnica. Infelizmente eu acho que os rolamentos são poucos compreendidos e considerados pela maioria dos praticantes ocidentais. Vou tentar aqui para esclarecer este conceito e mostrar a sua importância na prática marcial.

No Ocidente, o rolamento é geralmente considerado pelos praticantes como um sinal de derrota. É suportado como um mal necessário e a sua aprendizagem consiste em simplesmente em ser capaz de receber técnica sem se machucar. Isto é, realmente necessário, mas se o trabalho para por aí vamos ter abordado o ukemi de uma maneira totalmente superficial.

A importância da queda na aprendizagem

A aprendizagem das artes marciais japonesas é feita através do corpo, e das sensações. As explicações teóricas são poucas e de importância limitada. O contato com o mestre assume uma importância primordial. Geralmente os professores têm muitos alunos, e os raros são os momentos em que ele pode te corrigir. São momentos privilegiados, essenciais para o seu progresso. Compreende-se pela sensação sentida no corpo a fonte a eficácia da técnica.

No inicio, aprender fazer um rolamento, pode lhe poupar de machucados graves. No entanto, as quedas continuam difíceis e sempre podem lhe causar algum choque.  O mestre te corrige ocasionalmente. Aos poucos você aprende a cair no momento certo. Os choques são melhores absorvidos e o mestre pode começar a ter escolher para demonstrar uma técnica. Os anos passam e você aprende harmonizar com o seu parceiro. Você consegue distribuir a sua força e isso lhe permite trabalhar com mais intensidade.

Agora o mestre te escolhe regularmente para suas demonstrações e você tem multiplicadas as oportunidades para receber instrução direta dele. Finalmente você ultrapassa o nível de harmonização. Você se torna capaz de ler a técnica do mestre de imediato, sem nenhum processo consciente. Você pode ataca-lo com uma total sintonia.

O mestre então pode desenvolver sua potência e velocidade máxima, ele pode demonstrar a sua arte na sua forma mais pura.  Você é um dos melhores alunos e é um parceiro privilegiado. A aprendizagem do ukemi é ao mesmo tempo espiritual e física. Você aprende a se esquecer, ao mesmo tempo em que você relaxa os ossos, músculos e tendões.

Finalmente você ultrapassa o medo. Seu corpo reage instintivamente e encontra espontaneamente o gesto certo. Você adquiriu a capacidade de ler a técnica de seu adversário de harmonizar com ele. Você é, portanto, um dos representantes designados para enfrentar os desafios contra a sua escola.

Método de trabalho

É claro que o ukemi se desenvolve através da prática com um parceiro. Mas um elemento fundamental do seu estudo continua a ser a prática solitária da série de quedas encadeadas. Usando as linhas que separam os tatames você pode gradualmente corrigir o seu ângulo, tentando e rolar sobre o maior número de tatames ou apenas em meio, assim você começa a controlar a distância. Através da repetição você trabalha o relaxamento e controla o seu centro de gravidade.

Em última análise, neste trabalho, você pode rolar em qualquer velocidade em qualquer direção e em qualquer distância. Em um nível mais alto, você irá aprender a controlar o peso do seu corpo, desenvolvendo a capacidade de torná-lo tão flexível ou leve como você desejar.

Aprender ukemi é fundamental para a aprendizagem Budo. Este estudo é muito benéfico mais muitas vezes menosprezado no ocidente porque é muito ligado à ideia de derrota, mas ele contém na verdade, a fonte da vitória.

Na prática de mais alto nível, a distinção entre tori e uke não existe mais, não há vencido ou vencedor. A única técnica permanece em sua pureza mais profunda. Não há mais duas pessoas fazendo Aikido. O Aikido se expressa sem limites.

Fonte: http://www.leotamaki.com/

Cartões de Alunos